Hamsá: derivado do árabe que significa cinco, referindo aos 5 dedos da mão. Símbolo fenício associado a Deusa-Protetora Tanit de Cartago. Usado como amuleto o hamsá é representado com a palma da mão com 5 dedos estendidos, afastando energias negativas e atraindo boas vibrações.
Usado tanto por judeus, como por islâmicos,tem sido utilizado pelos defensores da paz no Oriente Médio,como forma de mobilização pelos fim dos conflitos. Em sentido religioso expressa uma mão que pára (impede o mal e transmite poder, força e proteção, atraindo o bem).Também é a Mão de Fátima, associada à força, recebendo essa denominação em alusão à filha mais nova do profeta Maomé com sua esposa Cadija. Para os seguidores do Islamismo Fátima era uma mulher santificada “Senhora das Mulheres do Paraíso”.
As mulheres muçulmanas,costumam usar o talismã da Mão de Fátima.
No Islamismo,os dedos representam os cinco pilares do islamismo:
*Shahada:fé*Salat:oração*Zakat:caridade*Sawm:jejum*Haji:peregrinação
Também é conhecido como Mão de Miriam porque, para os judeus, sua associação tem relação com Miriam, irmã de Moisés.
Para os católicos é conhecido como Mano Pentea ou Mão da Benção, utilizado nas casas como símbolo religioso, porém está ligada ao Antigo Testamento da Bíblia, na atualidade, não sendo tão utilizado devido sua representação, como amuleto da sorte, o que não se assemelha com os preceitos do catolicismo.
No Hinduímo e no Budismo e recebe o nome de Abhaya Mudra, denominação de uma mudra (postura sagrada da mão). A mão direita estendida para cima está relacionada à elevação espiritual e à reverência ao Divino(fé e força espiritual).
Abhaya em sânscrito significa “destemor”.
Este mudra está presente na representação de Shiva Nataraja (deus hindu). Além do símbolo podemos observar um olho em seu centro, simbologia de origem árabe, que foi assimilada pelos antigos gregos,chamando de olho grego, simbolizando olho que tudo vê e está associado à Onisciência da Fonte Divina e do Criador(proteção e espiritualidade).Pronto, agora que conhecemos um pouco mais sobre este talismã o que acha de aproveitar o significado e transmitir boas energias. Nossas mãos são nossa conexão! Trate-as bem!

× Como posso te ajudar?